top of page

Coisas Que Você Nunca Imaginou Sobre a Lua e o Feminino

Atualizado: 8 de nov. de 2024




Há muito tempo atrás, nas comunidades dos povos originários em todo o mundo, os seres humanos viviam em profunda comunhão com a natureza, não havia separação entre a natureza do corpo e a natureza fora do corpo.


As plantas, as águas, os ciclos do sol, da lua e das estrelas, tudo isso era profundamente vivenciado e integrado ao corpo físico. O corpo, a vida e as relações eram ligadas à espiritualidade e ao sentido da vida. Todos os momentos da vida eram marcados por eventos naturais, e as curas do corpo eram também curas na alma.


Com o tempo, esses povos foram colonizados e um tipo de pensamento se tornou hegemônico, uma forma de ver o mundo muito diferente dessa. A forma que vivemos hoje e que se unifica mais pela globalização e tecnologia, perdeu esta conexão que nos trazia saúde natural em todos os aspectos. Perdemos essas tecnologias naturais e estes conhecimentos espirituais para ganhar outros tipos de conhecimento e tecnologias.


Atualmente, os povos originários do mundo todo são guardiões de muitos saberes e das visões de vida que nos ajudam a nos lembrar deste estado de saúde em profunda comunhão com a natureza, e alguns estão dispostos a compartilhar esses saberes que se perderam nas civilizações contemporâneas.


Uma dessas perspectivas ancestrais é de que o ciclo lunar está em comunicação profunda com os ciclos femininos, e que, mais do que uma coincidência, existe uma manifestação no ciclo lunar que também é psíquica. Ou seja, podemos traduzir cada fase da lua como uma característica humana complexa, que influencia as nossas emoções e também abre nossos significados.


Para ficar mais fácil de compreender isso e de trabalhar este aspecto psicológico da lua, nós personificamos cada fase, demos um nome e assim conseguimos compreender, até mesmo de forma inconsciente, qual a mensagem de cada fase.


Vou fazer esta conexão da fase da lua com as personificações para que você possa entender melhor: Lua nova: fase em que a luz da lua está pra dentro ou não aparece no céu. Nossa energia vital e psíquica também está pra dentro, mais silenciosa e observadora e a personificação é de uma Anciã, fase do ciclo é a menstruação. Lua crescente: a luz da lua aumenta um pouco a cada dia, e a nossa energia vital também. Pensamentos mais claros e mais disposição, personificação da Donzela, fase do ciclo é a pós menstruação. Lua cheia: a luz da lua está plena, no auge. A sensação de inteireza, percepção de si, corpo pleno,personificação da Mãe, fase do ciclo ovulação. Lua minguante: a lua retorna para a escuridão, as emoções estão entre o mundo da luz e das sombras emocionais, a sensibilidade psíquica aumenta e é possível olhar com mais clareza as emoções difíceis, personificação da Feiticeira, fase do ciclo pré menstruação.


E para quem não tem ciclo menstrual? Mulheres que já estão ou passaram da menopausa, que utilizam contraceptivos hormonais ou não têm mais o útero? Qualquer pessoa que observar as fases da lua vai tocar esses aspectos emocionais do feminino em si, mesmo que sejam homens ou mulheres sem ciclo menstrual. Este conhecimento se aprofunda e se desdobra em muito autoconhecimento e percepção de si mesma. Já vi muitas viradas de chave acontecerem sobre o que é a tensão pré-menstrual, sobre a relação com a mãe ou a sua criança interior, apenas por observar e ter consciência sobre esse conhecimento.


Escrevi um livro chamado Lua Curandeira sobre esse tema, explicando mais a fundo cada fase e suas características, e vamos falar sobre este tema na minha última palestra no dia 29 de outubro. Espero você lá!


Assista a reprise da minha sessão online:



Ou se desejar agende uma sessão de Orientação terapêutica para entender melhor suas emoções com a Psicóloga Patrícia Loraine.



 
 
 

Comments


bottom of page